tradutor de idiomas

PRESIDENTE FIGUEIREDO

 PRESIDENTE FIGUEIREDO
As origens do município prendem-se principalmente a Novo Airão e Itapiranga, dos quais foi desmembrada a maior parte do território que hoje constitui Presidente Figueiredo, bem como a Manaus, cuja vizinhança foi influente no desenvolvimento da região.
Os primeiros assentamentos populacionais nesses pólos datam de 1657, para o local, onde hoje é a cidade de Manaus e em 1668 onde hoje é a sede de Novo Airão. Foi a partir desses núcleos que se deu a consolidação e ampliação do povoamento do Baixo Rio Negro. Integrando no município de Manaus, Novo Airão passa a constituir distrito da capital em 1938, então com a denominação de Airão.
É em 1955, que se dá o desmembramento de Manaus, constituindo-se o município autônomo de Novo Airão. Paralelamente em 1952 se criara o município de Itapiranga , contando em sua área, a atual vila de Balbina.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12 é criado o município de Presidente Figueiredo, com territórios desmembrados de Novo Airão (sua parte no extremo leste, limítrofe a Manaus) e de Itapiranga (Vila e arredores de Balbina), bem como áreas adjacentes de Silves e Urucará. A instalação do município se efetivou com as eleições gerais de 1982 e conseqüentemente com a posse do prefeito e vereadores em Janeiro de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário